Falso gerente da Anvisa tenta fraudar testes da Covid-19

Falso gerente da Anvisa tenta fraudar testes da Covid-19

Um homem que se dizia gerente-geral da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) tentou cobrar propina para liberar um lote com dois mil testes de Covid-19, importados da China. A cobrança foi feita para a proprietária da ALM Brazil, uma empresa de importação e exportação, no Rio, Marlúcia Martire.

Na denúncia, a empresária conta que o suspeito entrou em contato de um número de celular de Brasília, dias depois de ela dar entrada no requerimento na Anvisa. Segundo Martire, ela havia importado a remessa a pedido de um cliente, em maio deste ano, dono de uma firma particular. “Ele [golpista] chegou pedir R$ 4 mil. Disse que eu não precisaria apresentar alguns documentos. Eu falei que nunca daria propina a ele, que era coisa errada. Minha empresa é idônea, não aceitaria isso”, revelou.

De acordo com a empresária, o homem tinha acesso a dados e datas sobre os processos dela. Ela diz não ter feito pagamento. Ainda de acordo com a empresária, o homem se apresentou como Leandro Rodrigues Pereira, gerente-geral de Tecnologia de Produtos para Saúde da Anvisa.

O caso foi revelado pelo site G1. Segundo o portal, o verdadeiro Leandro Rodrigues, da Anvisa, disse não ter sido ele a pessoa que abordou a empresária e que já teve seu nome envolvido em outras duas tentativas de golpes. A empresária registrou o caso na Polícia Federal do Rio. A PF informou que irá verificar preliminarmente o fato e decidir no prazo de 90 dias pela instauração ou não de um inquérito policial.

OUTROS CASOS

De acordo com a Anvisa, segundo denúncias recebidas, pessoas estão se passando por servidores da instituição, oferecendo vantagens e facilidades indevidas. Ainda segundo a instituição, a prática ilegal se baseia em ligações para as empresas, com informações de processos indeferidos pela Anvisa aparentemente captados no Diário Oficial da União.

Após tomar conhecimento de tentativas de golpes em seu nome, a Anvisa publicou em seu portal na internet o alerta de que não realiza, em hipótese alguma, contato direto com empresas ou pessoas físicas por telefone. “Diante das denúncias recebidas, a Anvisa adotou os procedimentos legais devidos e instruiu processos para encaminhamento e apuração, por competência, da Polícia Federal”, diz nota da instituição.

“Espero que esses estelionatários sejam identificados e presos. Muitas pessoas acabam cedendo a esses golpes”, disse Martire.

0Shares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *