Alepa – DeputadoTonheiro aprova projeto de 550 milhões para melhorias no saneamento da grande Belém.
Por: André Santos: Radialista/Jornalista
O Deputado estadual e vice – presidente da ALEPA – Assembleia Legislativa do Pará, Antônio Tonheiro participou da sessão que aprovou nesta semana, um empréstimo, junto ao BID – Banco Interamericano de desenvolvimento, no valor de cerca 550 milhões de reais para projetos de saneamento e proteção de mananciais da grande Belém.
A proposta de empréstimo foi do governo do estado porém, disse o deputado ao Portal JNP, a responsabilidade de prover o fundo garantidor para o pagamento dos valores é dos parlamentares, através das comissões que analisam a constitucionalidade da ações e tomam outras providências. Segundo o deputados, essa autorização vem de encontro da necessidade de se fazer a proteção dos mananciais que abastecem a grande Belém, bem como a providenciar manutenção da rede. Finaliza.
Os deputados estaduais aprovaram por ampla maioria o projeto do executivo estadual autorizando o Governo do Estado a contrair operação de crédito externo junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento – BID, em nome do Estado do Pará, até o valor equivalente a US$ 100.000.000,00 (cem milhões de dólares dos Estados Unidos da América), destinados à execução de programa de investimento na área de saneamento no Pará, com garantia da União. Votaram contra apenas os deputados Tony Cunha (PTB) e Caveira (PR).
Segundo o presidente do Poder Legislativo, deputado Francisco Melo, o Chicão (MDB), o projeto segue agora ao executivo estadual para sancioná-lo, para em seguida receber o aval da União com a referida aprovação no Senado Federal. “Medida necessária por ser um empréstimo internacional”, disse.
Para Chicão, o projeto é muito significativo por tratar sobre água. “Se falar de água é falar de saúde e saúde da população, principalmente de famílias mais necessitadas vivendo em situação paupérrima, para podermos melhorar o índice da qualidade de vida destas pessoas”, considerou.