Festival virtual da Batalha de São Brás exalta elementos do HipHop paraense

Festival virtual da Batalha de São Brás exalta elementos do HipHop paraense

Por: Villian Nunes

O Festival IX Elementos vai exaltar elementos da cultura Hip Hop em live da Batalha de São Brás e Psica Produções nesta quinta (18) e sexta (19), a partir das 19h, no Youtube.

A programação terá batalha de MC’s, shows e apresentações de break, além de oficinas gratuitas de rimas, grafitti e stand virtual de street wear. Na batalha de rimas, o evento terá participação dos MC’s Arllan, Nicole, Thiago Mc, Battousai, DW, Rasta, Maluvida e Amanda Braba, além de apresentações de Break com os Bboys e as Bgirls Leony, Kave, Mini Japa e Livia.

A partir da visão proposta pelo MC, produtor musical e pesquisador Lawrence Krishna Parker, mais conhecido como KRS-One, a cultura Hip Hop possui nove elementos que a compõem:

  • o MC, um poeta do Hip Hop que direciona e move a multidão rimando ritmicamente na palavra falada;
  • o graffiti, expressão de pigmentos e texturas em superfícies que criam verdadeiras galerias a céu aberto nas ruas urbanas;
  • o BeatBox, arte de reproduzir as batidas e sons rítmicos utilizando a voz, a boca, o nariz e partes do corpo;
  • o Break, comumente chamado de dança de rua de estilo livre (Freestyle);
  • o DJ, que representa a instrumentalização do Hip Hop, pois é em torno da música (Rap) que os outros elementos foram se organizando;
  • o Conhecimento de Rua, que é a sabedoria acumulada das famílias do gueto;
  • a Linguagem de Rua, que é a tentativa do hip hop de se libertar da linguagem-padrão e de pontos de vista padronizados sobre a realidade;
  • a Moda de Rua, que lida com todas as tendências e estilos da cultura hip hop;
  • e o Empreendedorismo de Rua, que foca na motivação de se auto-empregar, criar e vender seus próprios talentos, invenções e intervenções, e que tem o Hip Hop como inspiração.

Daniel ADR, que é rapper, produtor musical e um dos organizadores da Batalha de São Brás, conta que “quando se fala de Hip Hop, não se fala desses elementos de forma isolada e, sim, de como eles conversam entre si, gerando autonomia e autoestima para as populações das periferias”. Para ele, o Festival IX Elementos mostra a essência da Batalha de São Brás.

“Quando nós começamos eram dez pessoas mandando rimas lá na praça, mas depois de um tempo foi se tornando um espaço de encontro do Hip Hop mesmo. Tinha o Rap com a rima, DJ’s, graffiti, pessoas indo para treinar o break lá. Tinha moda, porque todo mundo que vai para um evento de Rap quer se sentir bonito, quer se sentir bem. Tinha todos os elementos, inclusive o empreendedorismo, porque como passou a ter bastante gente, alguns jovens buscavam também nesse espaço uma forma de ter renda, através da venda de comidas e bebidas”.

O Festival IX Elementos é uma realização da Batalha de São Brás e Psica Produções com patrocínio da Lei Aldir Blanc pelo edital de Festivais Integrados da Secult PA.

Shows

 

Realizando o show de lançamento do mais recente trabalho, o EP “PJL”, o rapper Daniel ADR traz as suas vivências em uma mistura de referências de trap e house oitentista, mostrando de forma visceral as suas inspirações e crenças.

“Esse trabalho vem com o intuito de quebrar paradigmas, de mostrar que nós pretos da periferia não falamos apenas sobre dores, morte e crime – que são coisas necessárias de se falar sim -, mas nós também podemos falar sobre amor, afeto e qualquer tema que nós quisermos falar, por isso o nome do álbum é PJL: paz, justiça e liberdade”.

A programação ainda conta com shows dos rappers Pelé do Manifesto e Everton MC, Ruth Clark e a dupla Anna Suav e Bruna BG, que trazem a pluralidade e versatilidade das suas carreiras e vozes individuais para uma performance pesada de Rap.

A rapper Anna Suav comentou a importância de eventos como o Festival IX Elementos, que valorizam o artista em um momento difícil vivido pelo mercado cultural, que foi duramente afetado pela pandemia da Covid-19.

“Estamos vivendo um momento muito complicado para quem é artista e tem trabalhos independentes, tivemos que nos adaptar aos novos formatos online. Então a importância de oportunidades como essa é a gente estar conseguindo se expressar e comunicar o nosso trabalho e isso chegar de forma segura ao público”, afirmou.

Serviço
Festival IX Elementos
Data e hora: 18 e 19 de junho, às 19h.
Shows: Daniel ADR, Anna Suav e Bruna BG, Ruth Clark, Pelé do Manifesto e Everton MC
Batalha de rimas com os MC’s: Arllan, Nicole, Thiago Mc, Battousai, DW, Rasta, Maluvida e Amanda Braba
Apresentação de Breakdance com os Bboys e as Bgirls: Leony, Kave, Mini Japa e Livia

0Shares