Governo inaugura espaço para atendimento a refugiados e migrantes em Belém

Governo inaugura espaço para atendimento a refugiados e migrantes em Belém

Por: André Santos Jornalista / Radialista

Refugiados e migrantes contam com um novo espaço para atendimento em Belém. O Governo do Estado do Pará e a Agência da ONU para Refugiados (ACNUR) inauguraram na quarta-feira (26), o Espaço do Refugiado e Migrante, na sede da Secretaria Estadual de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), em Belém.

Na ocasião ocorreu a assinatura um Termo de Cooperação voltado ao fomento de políticas públicas estaduais para pessoas estrangeiras. A criação do Espaço contempla também ações conjuntas voltadas ao posto humanizado do Aeroporto Internacional de Belém Val-de-Cães.

Segundo estimativas do ONU, no Pará vivem cerca de 800 venezuelanos não indígenas e mais de 500 indígenas da etnia Warao, muitos abrigados em espaços mantidos pelo poder público. Essa população poderá ser atendida por uma equipe fixa da Sejudh e por voluntários da Faculdade Integrada Brasil Amazônia (Fibra), para facilitar o acesso à documentação, informações e serviços, incluindo orientações jurídicas e atendimento psicológico.

Este é o primeiro equipamento público voltado à população refugiada e migrante do Estado do Pará e contou com doações da ACNUR para equipar o espaço.

0Shares