Irituia – I Ecofeirart faz sucesso e Marco Tonheiro anuncia Galpão do Agricultor, com o apoio do Deputado Tonheiro
Por: André Santos: Jornalista/Radialista
A prefeitura Municipal de Irituia, realizou na manhã desta sexta, 30, a I ECOFEIRART, Feira da Agricultura da Arte e Ecologia, do povo irituiense, com o objetivo de reunir produtores agrícolas – ambientais e artísticos do município.
Com uma zona rural que abrange cerca de 80% de seu território O município de Irituia, é reconhe3cido como um celeiro da agricultura familiar, na região nordeste do Pará, produzindo de tudo, como Farinha de mandioca, frutas nativas, carnes avícolas, suínas e bovinas, tonando-se quase que autosuficiente em matéria de alimentos naturais.
Neste cenário, também desenvolveu uma cultura própria característica e bem definida de seu povo, nas suas raízes e mestres em desenvolver personagens próprios de seu vasto acervo cultural.
E foi pensando em reunir arte, lazer e produção, que a SEMAGRI, juntamente com as secretarias de Educação e Meio Ambiente, idealizaram a I ECOFEIRART – Feira da Agricultura do Meio ambiente e da Arte do povo irituiense.
Várias associações e cooperativas participaram do evento como D’Irituia e Coapemi. além de artistas nas áreas de pinturas, músicas, desenhos e etc.
Na mesa formada por autoridades, além do prefeito de Irituia, Marco Tonheiro, estavam presentes o deputado estadual Antônio Tonheiro, e a Conselheira Lourdes Lima, atual presidente do TCE.
Edson Mauro, secretário de educação e Vicente Cirino, secretário de Agricultura foram enfáticos em afirmar o apoio que Marco Tonheiro tem dado às questões de suas secretarias.
Vicente Cirino, titular da secretaria organizadora falou ao JNP, sobre sua preocupação quanto a produção e escoamento dos produtos agrícolas do município. falou também em relação ao reconhecimento aos produtos que levam o nome do município, como por exemplo, a farinha de mandioca reconhecida por todos como uma das melhores farinhas da região, mas que ainda não recebeu o selo de reconhecimento do estado, a exemplo de outros produtos da região, como por exemplo, Bragança que recentemente teve um de seus principais produtos, a farinha, que recebeu o selo estadual.
(Foto) Marco Tonheiro, Lourdes Lima, Sônia Missel e Romário Silva.
Em sua fala o prefeito Marco Tonheiro, exaltou a importância de um evento como esse como forma de dignificar a arte e a cultura de um povo trabalhador que vive e respira o movimento cultural de seu povo. Ele também agradeceu as presenças das autoridades já citadas além de outras autoridades presentes, e também fez questão de agradecer o empenho de Antônio Tonheiro na tentativa de tornar realidade o tão sonhado e importante centro de comercialização de produção, o galpão do agricultor e, também, agradeceu à conselheira pelo importante apoio que tem dado à sua administração. Finaliza.