Sespa investiga 75 notificações de reações em vacinados contra a covid-19
Fonte: O Liberal
Edição: Rafael Cruz
No Pará, estão sob investigação, 75 notificações de pessoas que apresentaram supostas reações adversas após tomarem a primeira dose de alguma das vacinas contra a covid-19. De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), os sintomas registrados não são considerados graves. A vacinação começou no dia 19 de janeiro no Estado. Segundo o Vacinômetro do Pará, com dados atualizados na segunda-feira (08), às 17h, 78.506 pessoas já receberam a primeira dose da imunizante.
“A Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) informa que, até o momento, foram notificados 77 casos de pessoas que tiveram reações adversas causadas pelo imunizante. Deste total, dois foram descartados, pois não eram eventos adversos, e 75 estão sob investigação, sendo que nenhum deles é considerado grave”, informou, em nota.
“Os sintomas listados são náuseas, dor local, vermelhidão e episódio de diarreia – autolimitado”, detalhou a nota da Sespa, que também fez uma recomendação diante da possibilidade de surgimento de algum sintoma. “A recomendação é que, ao sentir esses sintomas, o paciente procure uma Unidade Básica de Saúde (UBS) ou a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do seu município”.
Membro da Sociedade Brasileira de Infectologia e representante regional da Sociedade Brasileira de Imunizações, a infectologista Tânia Chaves, que também é professora da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Pará (UFPA), explicou que os EAs [eventos adversos] são ocorrências médicas indesejáveis após vacinação e que não necessariamente possuem relação causal com o uso de uma vacina.