Veja quem será vacinado em Belém e Ananindeua neste sábado
Por: André Santos Jornalista / Radialista
Neste sábado (29), a vacinação contra a covid-19 em Belém será destinada aos profissionais da educação infantil e da educação especial, tanto da rede particular como da rede pública. É um grupo formado por professores, merendeiras, porteiros, vigias, administrativos e outras funções dessa categoria que estejam no seu efetivo exercício da função. O horário será das 9h às 17h, em nove pontos de Belém, Icoaraci, Outeiro e Mosqueiro.
Os profissionais devem apresentar no ato da vacina os seguintes documentos: registro de identificação, CPF, cartão do SUS, declaração da escola e contracheque. Independentemente do município em que o profissional more, o importante é a declaração de vínculo com a rede municipal de ensino de Belém. Isso quer dizer que não serão contemplados as pessoas afastadas por processo de aposentadoria ou que ainda vão assinar contrato.
As grávidas só com orientação médica. Os profissionais que estão afastados de licença médica, mas que vão retornar ao exercício da função, podem se vacinar. Também serão contemplados os profissionais terceirizados ligados à educação infantil como barqueiros, por exemplo.
Outro grupo contemplado serão os profissionais da sede da Secretaria Municipal de Educação (Semec) e profissionais da Fundação Municipal de Assistência ao Estudante (Fmae) e Fundação Escola Bosque. A vacinação será somente neste sábado e quem não puder comparecer deve fazer o agendamento ou aguardar a segunda etapa de vacinação dos profissionais da educação de Belém.
Sinepe
Em reunião com o Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino do Estado do Pará (Sinepe), a Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) estabeleceu que, em relação à vacinação dos profissionais da educação infantil e especial, poderão ser apresentados no ponto de vacinação para a comprovação do vínculo empregatício com o estabelecimento, o contracheque ou a carteira de trabalho do funcionário.
Padres e freiras que trabalham com educação infantil ou especial mas não possuem vínculo empregatício, devem fazer constar na declaração que fazem parte da congregação mantenedora da unidade de ensino.
Os donos de escolas, que além de serem proprietários também exerçam atividades na educação infantil ou especial, devem apresentar no posto de vacinação o estatuto com ata de posse como membro da diretoria ou o contrato social do estabelecimento.
Confira os postos de vacinação no sábado em Belém:
1. Boulevard Shopping Belém – estacionamento G6, na av. Visconde de Souza Franco, 776. Bairro Reduto. a pé;
2. Cassazum – av. Duque de Caxias, nº 1375, bairro do Marco, a pé;
3. Faculdade Fibra – av. Gentil Bittencourt, nº 1144, bairro de Nazaré, a pé;
4. Funbosque – av. Nossa Senhora da Conceição, distrito de Outeiro, a pé;
5. Ginásio Mangueirinho – av. Augusto Montenegro, nº 524, bairro do Mangueirão. a pé;
6. Icoaraci – Igreja do Evangelho Quadrangular, tv. São Roque, 789, Cruzeiro, a pé;
7. Mosqueiro – Hospital Municipal de Mosqueiro, rua 15 de Novembro, 545 – Vila, a pé;
8. Shopping Bosque Grão-Pará, entrada de carros exclusivo pelo acesso do Condomínio Cidade Cristal (acesso D) e entrada de pedestres pelo acesso da rodovia dos Trabalhadores (acesso G), a pé;
9. Universidade Federal do Pará (Mirante do Rio/UFPA-Campus Básica) rua Augusto Corrêa, 01, Guamá, a pé.
Na sexta-feira (28), Belém vacinou, pelo segundo dia consecutivo, pessoas com deficiências permanentes nascidas de 1982 a 2003 (1ª chamada); pessoas com deficiências permanentes nascidas de 1962 a 1981 (2ª chamada); e grávidas e puérperas (até 45 dias após o parto), a partir de 18 anos de idade, independentemente de comorbidade (3ª chamada).
Sobre o calendário de vacinação para pessoas com comorbidades, que ainda não foi concluído, ainda não há definição. “A Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) informa que o calendário de vacinação está sendo elaborado e deverá ser divulgado ainda esta semana”.
Ananindeua segue vacinando pessoas sem comorbidades
Neste sábado (29), o município de Ananindeua vai realizar o segundo dia de vacinação em pessoas sem comorbidades. Dessa vez, nas pessoas com 53 a 55 anos completos ou mais. Será das 8h às 13h, em 12 pontos da cidade. Esses grupos devem apresentar os seguintes documentos: RG, CPF ou cartão SUS, comprovante de residência (no nome da pessoa) e/ou título eleitoral.
As pessoas com comorbidades ou com deficiência permanente que perderam o calendário vacinal podem procurar um dos postos de vacinação deste sábado para receberem a dose do imunizante, munidas de todos os documentos necessários relacionados ao seu grupo.
Na sexta (28), o município aplicou a primeira dose em pessoas com 56 a 58 anos completos ou mais sem comorbidades. Também na sexta, o município realizou o segundo dia de vacinação de trabalhadores rodoviários moradores do município.
Até o momento, 142.904 mil doses já foram aplicadas na população. 98.291 mil pessoas já tomaram a primeira dose (D1) da vacina contra a Covid-19 em Ananindeua e 44.613 mil completaram o esquema vacinal, recebendo também a segunda dose (D2) do imunizante.
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde de Ananindeua (Sesau), o cronograma é planejado de acordo com o total de doses enviadas pelo Ministério da Saúde. “A continuidade do calendário de vacinação na cidade está condicionada à chegada de novas remessas dos imunizantes”, informou.
Pontos de vacinação neste sábado em Ananindeua:
1. Paróquia Cristo Rei – Guanabara
2. Paróquia Sagrado Coração de Jesus – Júlia Seffer
3. Igreja Universal – Águas Lindas
4. Assembleia de Deus – Maguari
5. UBS Aurá
6. Igreja Catedral da Fé – Distrito Industrial
7. EEEF Gregório de Almeida Brito – PAAR
8. Paróquia Santo Inácio de Loyola – Icuí
9. Paróquia Santa Paula Frassinetti – Cidade Nova 6
10. Igreja Quadrangular Labaredas de Fogo – Cidade Nova 2
11. EEEFM Jaderlândia – Atalaia
12. Paróquia São Lucas Evangelista, no conjunto Guajará I, no Coqueiro (esse somente no dia 29 – sábado)
Outros municípios
Em Marituba, Santa Izabel do Pará e Santa Bárbara do Pará a vacinação contra a covid-19, que seguiu até ontem em grupos prioritários, deve retornar apenas na segunda-feira (31), como calendários que ainda serão divulgados.