Vigia de Nazaré não terá Círio presencial este ano
A proposta para se manter a festividade de alguma forma foi aumentar o número de missas
Em nota oficial divulgada nas redes sociais, a Paróquia de Vigia de Nazaré e a Diretoria da Festa informam que o Círio de Nossa Senhora de Nazaré no município não será realizado de forma presencial em setembro. Essa decisão foi tomada diante da pandemia da covid-19. O mesmo procedimento será adotado já na Festividade de Nossa Senhora das Neves, padroeira, com programação nesta terça-feira (4), terminando na quarta (5), dia da Santa.
A coordenação do Círio de Nazaré, em Vigia, informou que, em reunião, a Paróquia de Vigia de Nazaré e a Diretoria do Círio reuniram-se com as autoridades do município para deliberar sobre as festividades de Nossa Senhora das Neves e Círio 323. Do encontro participaram dirigentes da Secretaria de Saúde do Município, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Setransp e da Frente Parlamentar de Fiscalização ao Combate à Covid-19.
Na reunião, “foram expostos pela Paróquia e Diretoria do Círio os planos para a realização das festividades que ocorreriam em forma de carreata e não no modelo tradicional (procissão)”. “As autoridades entenderam que com o aumento de casos de infecção pela Covid-19 no município de Vigia de Nazaré seria inviável a realização das festividades mesmo em forma de carreata, para prevenir e conter o avanço da pandemia. A proposta aceita foi aumentar o número de missas no dia das festividades”, foi informado na postagem da Paróquia e Diretoria.
De acordo com o boletim da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), divulgado nesta segunda-feira (3), às 18 horas, Vigia registra 342 casos confirmados, 24 óbitos e uma letalidade de 7,02%.
Festividades
Assim, no dia da Festividade de Nossa Senhora das Neves, nesta quarta-feira (dia 5), serão cinco missas celebradas na Igreja Matriz às 6h e 9h (idosos e enfermos devem ficar em casa), 12h, 17h e 19h30, esta última celebrada por dom Carlo Verzeletti, bispo da Diocese de Castanhal. Na véspera, dia 4, será celebra missa às 18 horas, com a descida da imagem, apresentação do manto.
Serão permitidas apenas 50 pessoas por celebração, e as senhas serão distribuídas na Casal Paroquial, das 8 às 11h. A Paróquia orienta os fiéis que é obrigatório levar um documento de identificação para a retirada da senha, e que o uso de máscara é indispensável. As celebrações também serão transmitidas pelos meios de comunicação da fundação Mater Dei. O sino da igreja será tocado após a missa das 19h30.