Espaço do Empreendedor – Mulheres empreendedoras driblam a pandemia e alavancam os negócios
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Elas são mães, donas de casa, esposas e muitas enfrentam o desemprego. Mas uma palavra tem feito a diferença na vida de pessoas que não cruzam os braços diante das dificuldades e dos desafios: empreendedorismo.
“Empreendedora e futura empresária, com orgulho!” É pela potência dessas palavras que a paraense Marília Mota, 36 anos, descreve como passou a se enxergar, depois de participar do projeto Mulher Empreendedora. Moradora do bairro Coqueiro, em Ananindeua, ela não é a única que quis assumir o “comando” de sua vida e transformar aquilo que era apenas uma renda extra, em sustento da família.
Se engana quem pensa que começar um negócio próprio se resume a colocar as ideias no papel e aprender a fazer planilhas. Esta vertente de capacitação tem foco em temas relacionados à gestão, mas também empoderamento feminino e autoconhecimento, para as iniciantes, uma injeção de incentivo; para as mulheres já atuantes, um suporte para a formalização, aumento de vendas e formação de rede.
Dona de uma distribuidora de calçados Marília Mota, por exemplo, confessa que o seu maior aprendizado foi confiar em si mesma e resgatar a coragem de sonhar. “Perdi o medo, fui a luta imaginando o crescimento, fornecendo meu produto para vários lugares. Gerando outras oportunidades para outras mulheres, além é claro, de somar para mim para minha família ”, diz. E a Marília não está sozinha.
No desafio de ser a dona do próprio negócio. Durante a crise econômica motivada pela covid 19, cerca de 3 milhões de empreendedores foram buscar na criatividade soluções para fugir da crise. Conforme pesquisa do SEBRAE, mais de 60% são mulheres inovadoras.
“O empreendedorismo feminino e as mulheres liderando negócios têm um impacto social maior do que os homens. Isso não é uma competição, mas é simplesmente porque essas mulheres com essa visão mais colaborativa, mais humana e a gestão mais próxima do negócio têm vieses positivos”, ressalta Marília.
E para dribla a crise da pandemia , a internet, através das redes sociais, se tornou o meio mais importante para vendas, em tempos de isolamento social. Por isso, o mercado virtual é sem dívida a maior vitrine para quem pensa empreender em tempos de pandemia. Para o empreendedor a crise também é uma oportunidade. Hoje Marília colhe os frutos de ter iniciativa, determinação, foco e segurança em apostar no seguimento certo, conhecendo o setor mercadológico e seus desafios.
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