Paraense faz bolo de tacacá com recheio de tucupi com jambu em reality culinário
Flávio Amoêdo foi selecionado entre 40 mil inscritos para participar do programa. Bolo ainda fez homenagem ao Círio de Nazaré
Sempre que um paraense aparece em um reality show culinário é quase certo que ele apresente, em algum prato, ingredientes como o jambu e o tucupi por serem produtos naturais da amazônia e por encantar os paladares mais diversos. Mas o que aconteceu na noite do sábado (16), no primeiro episódio do reality em que ele participa, deixou todo que assistiam apreensivos e surpreendidos: um bolo de tacacá.
Inserindo no recheio da massa uma geleia de tucupi e jambu, Flávio surpreendeu jurados e telespectadores, causando até uma apreensão em sua torcida na web que não sabia que o sabor poderia ser usado em doces.
O resultado, segundo os avaliadores, foi impecável. “Bem estruturado, massa perfeita, brigadeiro perfeito, incrível”, resumiu Beca Milano.
“Surpreendente! Não imaginava que podia dar tão certo como deu. Você é louco e muito bom!”, disse Olivier Anquier. Flávio segue no programa que vai escolher o melhor confeiteiro amador do Brasil.
Em entrevista ao OLiberal.com, Flávio explicou o porquê fez a escolha desses ingredientes. “Como em casa (em Belém) já faço geleia de tucupi e jambu, então pensei… O que nunca ninguém levou para os realitys culinários? A junção desses ingredientes, porém doces! Então ali apostei todas as fichas para permanecer no programa e marcar minha assinatura, que é de um paraense que se arrisca, que é forte, tanto quanto os demais, mas que acredita em Nossa Senhora de Nazaré. Visto, mesmo, a camisa do Estado. Sou paraense, ando com a bandeira e não poderia representar meu Pará de outra forma. Enquanto outros levam cupuaçu e açaí, eu levei tucupi e jambu e acho que isso já marcou minha história no programa”, complementou.
Na prova, era necessário que o doce representasse algo que o participante amasse e Flávio escolheu o Círio de Nazaré. “A única coisa que trago na bagagem é a minha fé. Como esse ano não vamos ter Círio (com romaria), não poderia deixar de representar aquilo que me fez chegar até aqui”, explicou emocionado.
Flávio Amoêdo é paraense, natural de Belém, tem 38 anos e é, além de confeiteiro, professor de dança do ventre. Ele foi selecionado para o time de 16 confeiteiros da 6ª edição do reality entre 40 mil inscritos do Brasil inteiro e de alguns locais do mundo.
Confira a receita do bolo de tacacá
MASSA BOLO BAUNILHA:
300g de margarina 80% lipídios
300g de manteiga
200ml de leite
200ml de leite de coco
10 ovos
15g de essência de baunilha branca
05g de sal
800g de açúcar refinado
1000g de farinha de trigo com fermento.
RECHEIO:
½ Kg de jambu pré-cozido ou 02 maços de jambu fresco
100g de açúcar refinado
150ml de tucupi
1.900g de leite condensado
400g creme de leite UHT
30g de manteiga com sal
CALDA
150g de açúcar refinado
400ml de água
BLINDAGEM:
1500kg de chocolate meio amargo fracionado
300g de creme de leite UHT
DECORAÇÃO:
1500g pasta americana vermelha marsala
1200g pasta americana branca
500g pasta americana azul bebê
150g de pasta americana amarelo
100g de CMC
200g de amido de milho
02 canetas para uso culinário na cor preta
10g corante em gel amarelo
10g corante em gel vermelho
05g corante em gel azul
03g de corante em gel marrom
05g de pó dourado
50ml de álcool de cereal
300g de gordura vegetal
MASSA BOLO:
Bater margarina com açúcar peneirado, acrescentar a baunilha e os ovos, em seguida os leites e o sal, e por último o trigo. Colocar para assar.
RECHEIO:
Fazer o doce de jambu com tucupi após isso, fazer o recheio de brigadeiro branco.
BLINDAGEM GANACHE:
Aquecer o chocolate no micro-ondas, misturar com o creme de leite.
DECORAÇÃO:
Enquanto o bolo fica na prensagem, fazer as modelagens.
MONTAGEM:
Bolo, recheio, prensagem, blindagem, pasta aplicada no bolo, pintura, aplicação da decoração, base de madeira.