Estagiário da NASA descobre planeta com dois sóis
Fonte: DOL
Edição: Rafael Cruz
TOI 1338 foi encontrado a 1.300 anos-luz de distância da constelação. É o único planeta no sistema com duas estrelas
Um estudante do ensino médio de Nova Iorque, que estava no 3º dia de estágio no Goddard Space Flight Center da National Aeronautics and Space Administration (NASA), em Maryland, descobriu um planeta nunca antes registrado pelos cientistas e com dois sóis.
O estágio foi em 2019, mas a descoberta do TOI 1338, como é chamado, foi apresentada na primeira essa semana no 235º encontro da American Astronomical Society em Honolulu.
Um artigo, do qual Cukier é co-autor com cientistas de Goddard, da San Diego State University, da University of Chicago e de outras instituições, foi submetido a uma publicação científica. O trabalho era examinar as variações no brilho das estrelas capturadas pelo Transiting Exoplanet Survey Satellite (TESS) da NASA.
“Eu estava procurando nos dados tudo que os voluntários sinalizaram como um binário eclipsante, um sistema onde duas estrelas giram em torno uma da outra e, da nossa visão, eclipsam uma à outra a cada órbita. Cerca de três dias após o início do meu estágio, vi um sinal de um sistema chamado TOI 1338. A princípio pensei que era um eclipse estelar, mas o momento estava errado. Acabou que era um planeta.” disse Cukier.
PLANETA
O planeta orbitando dois sóis, é o primeiro de seu tipo para a missão TESS. TOI 1338 foi encontrado a 1.300 anos-luz de distância, na constelação de Pictor. É o único planeta no sistema com duas estrelas. É cerca de 6,9 vezes maior do que a Terra, ou entre os tamanhos de Netuno e Saturno.
ANÁLISE
Depois de identificar TOI 1338 b, a equipe de pesquisa usou um pacote de software chamado Eleanor , em homenagem a Eleanor Arroway, a personagem central do romance “Contato” de Carl Sagan, para confirmar que os trânsitos eram reais e não o resultado de artefatos instrumentais.
“Em todas as suas imagens, o TESS está monitorando milhões de estrelas. É por isso que nossa equipe criou Eleanor. É uma forma acessível de baixar, analisar e visualizar dados de trânsito. Nós o projetamos com planetas, mas outros membros da comunidade o usam para estudar estrelas, asteróides e até galáxias,” disse a coautora Adina Feinstein da Universidade de Chicago.