Ferrovia – Brasa pra nossa sardinha – Zeca Marinho quer trazer escoamento de grãos para o Pará
Por: André Santos
A ferrovia é vista como uma divisora de águas para o escoamento da produção agrícola da região central do Mato Grosso até alguns dos portos do chamado Arco Norte.
Em ofício encaminhado ao STF, senador defende que a safra do MT pode ser mais facilmente escoada em portos mais competitivos e situados a uma distância menor que os do Sudeste
No Congresso Nacional, líder da bancada paraense e vice-presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), senador Zequinha Marinho (PSC) tem tomado a dianteira em defesa do empreendimento. Iniciou diálogo com os ministros do STF na tentativa de garantir a construção da ferrovia.
No ofício que encaminhou para os 11 ministros do STF, Zequinha argumenta que a Ferrogrão, além de dar viabilidade ao escoamento da produção do Estado do Mato Grosso pelos portos do Arco Norte, se trata de um projeto de “construção de futuro”.
Para o senador “é inaceitável que mais de 70% da safra mato-grossense sejam escoadas pelos portos de Santos (SP) e Paranaguá (PR), a mais de dois mil quilômetros da origem, quando poderiam encontrar portos muito mais competitivos em uma distância inferior, por exemplo, nas instalações portuárias de Miritituba, no Pará”, justifica.