FIPA – Instituto Euvaldo Lodi promove palestra visando melhor qualificação empresarial no Pará
Reportagem e texto: André Santos; Radio/Jornalista
Fotos: André Santos /Internet / Gustavo Araújo – IEL
“O PROCEM, surgiu através de um outro programa desenvolvido e instalado pela Fiepa denominado “Quem compra no Pará, lucrou” . Isso porque as empresas, ao buscarem soluções para suas necessidades, contratavam serviços de outros estados, por não encontrarem empresas paraenses ao nível de capacitação desejada. Diz Carlos Auad.”
Com uma ávida plateia, o IEL realizou na quarta, 20/10, ás 16 hrs, no Hangar, uma palestra intitulada “Estratégias de fora para dentro”, como parte do PROCEM – Programa de Certificação de Empresas do Instituto Euvaldo Lodi, ministrada pelo professor e consultor de empresas Dr. Leonel Mendes.
Carlos Auad, superintendente do IEL – Instituto Euvaldo Lodi.
A programação teve inicialmente a participação do Dr. Carlos Auad, Superintendente do Instituto, que fez uma panorâmica do evento e apresentou o Procem, aquele que seria o tema central das falas do palestrante, para uma platéia formada por prestadores de serviços de empresas gestoras de grandes projetos de governos ou particulares.
Dr Carlos, fez um pequeno passeio na linha do tempo da Instituição, quando, há vinte anos, o IEL se abriu para o setor de pesquisas e consultorias, ampliando seu leque de atuação e criando O PROCEM, um dos mais bem sucedidos programas de certificação empresarial, inclusive com registros no INPI. Hoje, o Instituto conta com mais de uma centena de empresas atendidas, ampliando o entendimento de mercado e dando suporte técnico e logístico para gestores paraenses.
Para o presidente do IEL, programas como o Procem é apenas um passo para o desenvolvimento de gestão, pois uma empresa e fadada á invisibilidade se não for dada continuidade com novas capacitações, consultorias e aprimoramentos. Segundo ele, uma empresa não irá se desenvolver, num mundo dinâmico onde os “nossos compradores de produtos e serviços, requerem mais velocidade de resposta e entrega, e isso o Procem pode proporcionar, através das conscientizações setoriais.
DR. Leonel Mendes, Professor (UNAMA), Mestre em Ciências Contábeis, Auditor Interno Sênior (IEL), Coordenador Técnico de Governança Corporativa e Perito Contador (Extra Judicial).
O principal orador do evento, Dr. Leonel Mendes, iniciou a palestra, explicando sobre a importância de uma melhor qualificação de gestão de empresas prestadoras de serviços e produtos para outras empresas maiores, como por exemplo, Vale e outras empresas dos mais variados setores da industria nacional, através de programa de melhorias de gestão, como por exemplo, o PROCEM, que é o tema central da reunião. O professor explicou a platéia, que este programa, vem colaborando para a diminuição do alto índice de mortalidade de empresas no estado. Ele alertou para o alarmante número de empresas que fecham suas portas em até cinco anos de atividades, e que, quanto mais uma empresa aumenta o seu tempo de sobrevida, maiores são as chances de permanecerem no mercado, gerando o progresso, através de empregos e renda á população. Para ele o processo de estruturação de uma empresa e lento pois enfrenta um mundo dinâmico lá fora, e, sua logística, tem que acompanhar a velocidade dos fatos.
A palestra aconteceu como parte de programação de fóruns e debates da XV FIPA – Feira da Indústria do Pará, realizada no período de 19 á 22 de outubro de 2022, pela Fiepa.
Em Entrevista ao Portal JNP, Carlos Auad disse que o Instituto IEL, está há 25 anos no Pará e, há 20 anos vem trabalhando para melhorar a relação entre grandes empresas e o mercado servidor de produtos e serviços, cumprindo com seu papel de formação de uma classe empresarial consciente do seu papel na sociedade.
Perguntado pelo JNP, ao Dr. Leonel, se o Programa de certificação de empresas do IEL tem colaborado para o aumento de tempo de vida das empresas, já que até pouco tempo, uma empresa durava em média, apenas dois anos, segundo o Dieese, o professor disse que programas como este sempre são bem vindos ao empresário, já que qualifica uma gestão desde a formação e treinamento de funcionários, até a gestão contábil e administrativa da empresa. Finaliza.