Copa do Brasil vai virar ano pela primeira vez, mas Brasileirão não é novidade
Novo calendário do futebol brasileiro elaborado pela CBF tem todas as competições nacionais terminando em 2021
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) publicou nesta quinta-feira nova versão do calendário de competições, após a paralisação por conta da pandemia do novo coronavírus. E pela primeira vez na história, a Copa do Brasil vai terminar sua edição no ano seguinte ao que começou. Já no Brasileirão isso não é novidade.
O caso mais recente foi em 2000, na Copa João Havelange. E o motivo veio no Brasileiro de 1999, por conta do Caso Sandro Hiroshi, em que o então jogador do São Paulo foi punido por documentação adulterada em seus times anteriores. O Tricolor Paulista viu pontos ganhos em campo contra o Botafogo irem pro time carioca, que escapou do rebaixamento, levando o Gama à queda
No entanto, o time do Distrito Federal brigou na Justiça Comum e a CBF ficou impossibilitada de organizar o Brasileiro de 2000, que ficou a cargo do Clube dos 13. A competição foi chamada de João Havelange – em homenagem ao brasileiro ex-presidente da Fifa – e acabou sendo inchada, com times das três divisões nacionais.
O segundo jogo da final, entre Vasco e São Caetano, foi realizado em 30 de dezembro daquele ano, mas a grade de uma das arquibancadas cedeu, ferindo vários torcedores. A partida acabou sendo remarcada para 18 de janeiro de 2001, no Maracanã, e o Cruz-Maltino venceu por 3 a 1, com gols de Juninho Pernambucano, Jorginho Paulista e Romário, conquistando o tetracampeonato nacional.
Novo calendário
A Série A está prevista para começar no dia 9 de agosto e terminar em 24 de fevereiro de 2021. A Copa do Brasil tem reinício marcado para 26 de agosto, com término em 10 de fevereiro.
As Série B, C e D também estão com data marcada para retornar e têm previsão de serem finalizadas em janeiro. Delas, a Série D tem caso parecido com a da Copa do Brasil – será a primeira vez que irá virar o ano.