Alunos da UFPA criam aplicativo para auxiliar a população no enfrentamento da Covid-19
O CoronaFinder PA oferece informações para orientar os usuários que apresentem sintomas
Para ajudar no combate ao novo coronavírus no Estado, um grupo de estudantes da Faculdade de Medicina da UFPA (Famed/UFPA) criou o aplicativo CoronaFinder PA, sob orientação da professora Izaura Maria Vallinoto. O aplicativo é uma ferramenta instrucional e socioeducativa voltada à função de contribuir com o enfrentamento da doença e, também, fornecer outra fonte de dados informativos às cidades do Pará.
A ideia de criar o CoronaFinder PA surgiu como uma forma de contribuir para a saúde e bem-estar de todos, sem estar necessariamente na linha de frente de combate à pandemia. O aplicativo visa a auxiliar a sociedade nesse período sensível de pandemia e ofertar um suporte multifuncional à população paraense, em especial neste momento de reabertura das atividades, no qual cada vez mais pessoas estão reduzindo as medidas de prevenção.
“O CoronaFinder PA foi pensado para levar orientações e recomendações, de base científica, para a pessoa comum. É papel da universidade estender seu conhecimento acumulado e gerado tanto para a comunidade acadêmica, como para a não acadêmica também. Em especial, nessa época de pandemia, em que são muitas as informações, as quais, muitas vezes, acabam confundindo mais as pessoas”, ressalta a orientadora do projeto, Izaura Maria Vallinoto.
O CoronaFinder PA é resultado de um trabalho dos alunos de Medicina Fernando Maia Coutinho, Márcio César Ribeiro Marvão, Talles Levi Pereira Nogueira e Yuri Fadi Geha, e contou com a colaboração do designer Erik da Silva Pereira, aluno de pós-graduação da Universidade Estadual do Pará (UEPA).
“É papel da universidade capacitar seus estudantes a compreenderem que eles são, com suas formações técnicas, a força motriz para mudar as realidades das pessoas por eles atendidas”, destacou a professora Izaura Maria Vallinoto.
Sobre o App
Totalmente gratuito, o CoronaFinder PA oferece informações e conta com uma escala de pontos para os sintomas para orientar os usuários que apresentem sintomas, baseado nas diretrizes e recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS), do governo (em nível federal, estadual e municipal) e de pesquisadores do ramo. Ele também disponibiliza: mapas de risco, distribuição de unidades de saúde na cidade de Belém, tutoriais sobre produção de máscaras caseiras e sua utilização correta, recomendações detalhadas de higienização e prevenção contra a doença.
O App conta com cinco funcionalidades principais. Em uma delas, o usuário poderá avaliar o risco de infecção para Covid-19 por meio da marcação dos sintomas que este apresentar.
Por meio do aplicativo, é possível ainda contar com dicas detalhadas de prevenção no dia a dia, baseadas no cotidiano da população em virtude do novo cenário imposto pela pandemia.