Festival Pau & Corda de Carimbó inicia neste sábado edição virtual com shows, oficinas e mais

Festival Pau & Corda de Carimbó inicia neste sábado edição virtual com shows, oficinas e mais

Tradicional evento do bairro da Pedreira leva programação para o mundo, em uma semana de programações gratuitas

As saias rodadas e os curimbós agora vão balançar os amantes do carimbó por meio da internet; pois em 2020, o Festival Pau & Corda do Carimbó poderá ser visto por todo o planeta. A 12ª edição do projeto realizado pelo Grupo de Carimbó Sancari, sai do bairro da Pedreira pela primeira vez, para um versão completamente on-line.

O evento inicia neste sábado (22), e segue com uma semana de programações até o próximo sábado (29); com transmissões ao vivo e vídeos no canal Festival Pau & Corda de Carimbó no YouTube. Serão diversas atividades, incluindo as direcionadas ao público infantil: como as brincadeiras com o personagem Pirô, e contação de histórias com Lucas Alberto, do Casarão do Boneco. Haverá ainda a exibição de curtas-metragens que tem como temática a cultura popular.

Também serão disponibilizadas oficinas em formato de vídeo, de produção de maracá, grafismos em cuia, confecção de colares marajoaras, e dança de carimbó. A dança, inclusive, também entra no circuito das transmissões ao vivo, com lives dos grupos Free Dance, Senta Peia, Sabor Marajoara, Carimbó Som do Pau Oco, Grupo de Carimbó Estação Capanema, Mestre Chico Malta, Silvan Galvão, Mestre Paulinho Barreto, Tarubá e Xuatê Carajás.

Neste sábado, o evento começa com uma grande live em estilo festival, às 16h. Serão shows de seis grupos parafolclóricos convidados. Além do anfitrião Grupo Sancari, se apresentam: Companhia de dança Free Dance, Sabor Marajoara, Canto do Aracuã do bairro do Benguí, Grupo de carimbó Som de Pau Oco, Banda Senta Peia, e Grupo de Carimbó Estação Capanema.

Sobre a programação on-line, Lucieth Pantoja, dançarina do Grupo de Carimbó Sancari há mais de uma década, destaca que ensinar na internet não foi um desafio, mas uma necessidade.

“Devido a pandemia mundial nada poderia ser ao vivo. Então eu não vi como um desafio mas como um novo local onde toda as pessoas estão migrando, inclusive  nós da arte. Além disso esse conteúdo ficará disponível para todos, afinal tem muita gente que é do nosso estado mas desconhece a história do carimbó, a indumentária e as diferenças”, explica a bailarina.

No dia 29, a programação do festival encerra com mais uma grande live de carimbó, desta vez são os grupos de “carimbó raiz” que entram em frente as câmeras. A programação terá: Grupo de Carimbó Mirim de Fazendinha + Mestra Claudete de Marapanim; Grupo de Carimbó Frutos da Terra, de Marapanim; Xuatê Carájas, de Parauapebas; Regional Tarubá da Ilha de Caratateua; Grupo de dança Jardim das Rosas, de Marituba; Silvan Galvão, mestre Paulinho Barreto e Mestre Chico Malta de Santarém. Os shows encerram com o Carimbó Sancari.

O Festival Pau & Corda do Carimbó é uma iniciativa coletiva e ocorre há mais de dez anos na Passagem Álvaro Adolfo, no bairro da Pedreira. O projeto envolve tanto moradores da rua quanto os integrantes do Grupo Sancari, que trabalham na difusão da cultura popular.

Jason Leão, um dos coordenadores do projeto e fundador do grupo Sancari aponta as novidades desta edição. “É a primeira vez que vamos fazer um negócio desse, e sempre que é a primeira vez dá uma tensão. A reunião de vários grupos num festival desse tamanho é maravilhoso e eu tenho certeza que nós vamos arrebentar”, afirma.

Para Neire Richa, uma das produtoras e idealizadoras do evento, o momento é de ansiedade frente a grande responsabilidade de realizar o evento no momento atual.

“As vezes as portas se fecham mais muitas janelas se abrem. O festival este ano vai ser on-line, e a vantagem é que todos irão poder assistir pelos canais do YouTube ou Facebook sem sair de casa. Estaremos alcançando mais pessoas, mais estados”, diz.

Respeitando as medidas de segurança de saúde orientada pela Organização Mundial de Saúde, os grupos irão enviar seu vídeos gravados e outros irão participar por meio de transmissões como convidados remotos.

0Shares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *