Franciscus – Morre o Papa que falou em nome dos pobres das desigualdades e lutou pela paz mundial e alterações climáticas.

Franciscus – Morre o Papa que falou em nome dos pobres das desigualdades e lutou pela paz mundial e alterações climáticas.

Por: André Santos

Fontes/Fotos: https://www.terra.com.br/noticias

 

 

Em 12 anos de pontificado, papa Francisco trouxe a Igreja Católica para o século 21.

Jorge Mario Bergoglio, Argentino, que ajudou a modernizar a estrutura da instituição, foi o primeiro não europeu a comandar o Vaticano em mais de 1,2 mil anos.

 

 

Coração e cérebro da Igreja Católica, a Praça São Pedro costuma atrair milhares de fiéis todos os dias. Pois o papa Francisco, o argentino que morreu nesta segunda-feira, 21, viveu um momento insólito em 27 de março de 2020: rezou e abençoou o mundo em uma praça completamente vazia. Um cenário bem diferente do que se viu ao longo do seu pontificado de 12 anos, marcado por viagens e por multidões que acompanharam o pontífice que voltou a trazer carisma para o Vaticano.

 

 

Era uma sexta-feira chuvosa e o planeta vivia um misto de medo, apreensão e incerteza diante da covid-19 que começava a se alastrar – a Itália, naquele momento, era um dos países mais afetados. Com seu gesto histórico, Francisco deu mostras, como ocorreu ao longo de seu pontificado, que não se furtava a se posicionar em momentos críticos da humanidade, como guerras, crises migratórias, dilemas da inteligência artificial e as mudanças climáticas.

 

Nascido em Buenos Aires, em 17 de dezembro de 1936, Jorge Mario Bergoglio foi um homem de posições firmes, contundentes e, não poucas vezes, polêmicas. Dono de trajetória, gestos e mensagens marcadas pela humildade, foi eleito papa em março de 2013 em um cenário inédito nos últimos séculos: sucedeu a um sumo pontífice ainda vivo, Bento XVI (1927-2022), que renunciou em um momento de profunda crise na cúpula da Igreja.

 

 

Daí em diante, o cardeal argentino tomaria para si o cetro de Pedro, um protagonismo mundial e uma série de outros ineditismos. Foi o primeiro nascido no continente americano, o primeiro vindo do hemisfério sul – como ele mesmo costumava dizer, foram buscá-lo “lá no fim do mundo”.

 

Tornou-se ele o primeiro comandante da Igreja Católica não europeu em mais de 1,2 mil anos – em uma instituição bastante influenciada pelo que ocorre o Velho Continente. E o primeiro papa jesuíta da história.

 

 

 

0Shares