Irituia – Mulheres do “Vila Palha” criam associação em busca de oportunidade de trabalho e dignidade social
Texto: André Santos: Radialista/Jornalista
Fotos: Rosângela Silva
Em instalações quase inóspitas, um grupo de mulheres residentes no bairro São Benedito, mais conhecido como “Vila Palha” criaram ainda em 2020, portanto no início da pandemia, a ASCOBI – Associação de Costureiras e Bordadeiras do Município de Irituia.
A finalidade da Associação é agregar valores, dando oportunidades para as mulheres irituienses em mostrar suas capacidades criativas, e gerando emprego e renda para milhares de mulheres do município.
Foi realizada na noite do último sábado, 06, a 2a. reunião ordinária da ASCOBI – Associação de Costureira e Bordadeiras do Município de Irituia, com a presença de moradores dos bairros Lourdelândia e São Benedito.
Entre os convidados estavam presentes o André Santos; Jornalista e radialista, respectivamente do Portal JNP e da rádio Nativa FM. Ariosvaldo e sua esposa Rosângela, e Emanuel Lima, vereador (MDB). e moradores da comunidade.
A idéia foi sugerida pelo Jornalista André Santos, e logo recebida com alegria por um grupo de mulheres da comunidade que elegeram a casa da dona Zumira Borges mais conhecida como “Pêra”, como sede provisória. Elas perceberam ali a oportunidade de ajudar as pessoas do seu bairro e também de outros bairros e até da zona rural, na criação de cursos e geração de emprego e renda para seu povo.
Na oportunidade, a assembleia geral, foi convidada para a formação da primeira diretoria. Porém, devido ás dificuldades em se conseguir interessados espontâneos, foi sugerido que os nomes seriam indicados, e que se todos aprovassem, esses seriam os integrantes da primeira diretoria do órgão.
O primeiro nome sugerido entre os presentes foi de Ariosvaldo de Castro Silva: Presidente. Zumira Borges Lima; Vice presidente. Samara Tameira Vasconcelos, 1a. Secretária. Andrey Borges de Lima, 2o. Secretário. Rosângela de Lima Silva, 1o. Tesoureiro. José Augusto Borges de Lima, 2o. Tesoureiro.
Foto da esquerda para a direita: José Augusto, 2o. Tesoureiro. Samara Vasconcelos, 1a. secretária. Arioosvaldo Silva (Arizinho), Presidente. Zumira Borges de Lima, Vice presidente. Rosângela Silva, 1a. Secretária. Andrey Borges Lima, 2o Tesoureiro.
Depois de formalizado ato de posse da primeira diretoria, o presidente Arizinho, como é conhecido, disse que esse é um passo importante para o bairro da Vila Palha, mostrando que quando o povo quer realizar ele busca o caminho. E, que, fará de tudo para promover o engrandecimento dessa associação.
A vice presidente também falou sobre a importância da formação dessa associação num momento em que povo busca oportunidades de trabalho e emprego.
O convidado, Vereador Emanuel, disse que poderá ajudar a associação encaminhando requerimento aos órgão públicos, que venham á beneficiar a associação.
Foto: O prefeito de Irituia, Marcos Tonheiro e o Deputado estadual e Vice presidente da ALEPA, Antônio Tonheiro, também foram lembrados na reunião.
André Santos, disse aos presentes, que a “A esperança, muitas das vezes, é o único alimento que pode dar força e energia para quem tem desejo de realização. E que vê naqueles olhares um imenso desejo de realização”, porque para ele “Quem tem esperança, tem fé. E quem tem fé, tem tudo”.
Ao final o presidente pediu novamente a palavra para que todos rezassem o Pai Nosso, para que Deus ilumine os caminhos dessa nova entidade irituiense, sendo que em seguida se lesse em voz alta a ata da segunda reunião ordinária da ASCOBI, onde também todos colocaram suas assinaturas.