Irituia – Paixão e emoção no XXI Festival do Carimbó Irituiense.
Texto: André Santos: Rádio/Jornalista
Fotos: Secom – prefeitura de Irituia
” Seria necessário convidar a Nasa – Agência Espacial Americana para fazer um estudo de como o povo do “Rio da corredeira velha”, transforma em sucesso tudo o que se propõe a fazer.”
É inegável a abnegada paixão do povo irituiense em tudo o que faz. Pra entender melhor esse sentimento de amor e paixão seria necessário convidar a Nasa – Agência Espacial Americana para fazer um estudo de como o povo do “Rio da corredeira velha”, transforma em sucesso tudo o que se propõe a fazer. E, o XXI Festival do Carimbó de São Benedito é um desses exemplos.
Remanescente da antiga *Festividade de São Benedito realizado pela igreja católica, que acontece no início do mês janeiro de todo ano, o festival do carimbó, foi criado na administração do prefeito Beto Bandeira, 2000/03, em virtude de que a própria Igreja resolveu desmembrar as festas profanas, das religiosas.
Assim, a igreja católica comemora as Festividades de São Benedito com noitadas de rezas e missas, enquanto a prefeitura realiza o Festival do Carimbó de Irituia com a derrubada do “Mastro de São Benedito” e a roda de carimbó com atrações dos grupos de carimbós que se formam em todo o município.
O departamento responsável pela realização do festival e a secretaria de cultura que meses antes organiza o evento, ajudando nas despesas, identificando e convidando grupos de carimbos locais e de outras cidades para participarem da programação que geralmente acontece no final da primeira quinzena do mês de janeiro. Nesse ano o festival aconteceu nos dias 13, 14 e 15 de 01, com uma novidade: um grupo de carimbó, e talvez o primeiro, formado inteiramente por mulheres.
Pinduca, considerado o Rei do carimbó do Pará, tornou-se uma atração indispensável na programação, participando em todos os festivais realizados até hoje, cantando antigos sucessos de carimbó e marchinhas de carnaval e dando o famoso e tradicional banho de cheiro nos brincantes. Muitos consideram a abertura oficial do carnaval irituiense.
Em 2017, Tio Minga cantou juntamente com Pinduca, a música de sua autoria “No Mês de Janeiro”.
Um dos maiores sucessos do carimbó irituiense é o hit Mês de Janeiro, composto pelo compositor Tio Minga, in memorian, e tocado por vários grupos de carimbó, inclusive pelo próprio Pinduca que em anos anteriores á sua morte fazia questão de cantar o sucesso, em companhia no palco, do próprio autor da música.
Neste ano de 2023, a prefeitura municipal de Irituia, realizou , através da secretaria de cultura, um dos maiores festivais de sua história, opinião compartilhada por todos que vivenciaram essa programação, criando novos grupos e incentivando a reorganização de antigos grupos, que estavam desativados devido á dois anos de paralização por conta da pandemia que assolou o mundo.
O prefeito Marcos Tonheiro participou ativamente de toda a programação, desde a construção do barracão do santo beneditino, na pça Pe. Mário Rodrigues, no centro de Irituia, até a dança no meio do povo que aconteceu no barracão feito de palha, em frente ao palco de eventos do município.
Enquanto o cantor Pinduca se apresentava, o prefeito Marcos Tonheiro e sua noiva e primeira dama do município, Lindayane Bastos, caíam no carimbó, em pleno palco do Festival.
No domingo, antes da entrada do cantor Pinduca, as autoridades foram chamados á falar com o povo. O prefeito Marcos Tonheiro, agradeceu á todos que direta ou indiretamente colaboraram com o sucesso do evento, e disse de sua emoção, ao ver a praça inteiramente lotada, em realizar esse grande evento.
Marcos Tonheiro, prefeito de Irituia e o deputado estadual reeleito, Antônio Tonheiro.
O Deputado Antônio Tonheiro também falou emocionado. Ele agradeceu o apoio recebido e prometeu lealdade e dedicação ao povo irituiense. E, brincando com o prefeito Marcos Tonheiro, disse que ano que vem vai criar a derrubada do mastro das mulheres.
Socorrinha Tonheiro, também cedeu ao ritmo contagiante do carimbó.
Também estavam presentes com a primeiras dama, Lindayane Bastos, noiva do prefeito, Socorrinha Tonheiro, esposa do deputado Antônio Tonheiro, além da Secretária de Promoção Social Jeane Bastos e do Secretário de cultura, professor Edson Mauro.
* O carimbó de São Benedito data bem antes do corpo dessa reportagem, fato que será relatado em outra oportunidade.