Lançamento – Livro “Magníficas Mulheres” mostra o avanço feminino e abre espaços para outras conquistas da mulher na sociedade.
Reportagem e Texto: André Santos – Rádio/Jornalista
Fotos e Fonte: Secom TCE-PA
O que torna algo maravilhoso? ou um fato incontestável?
Seria bom se pudéssemos começar uma história de vida pelo fim, como um livro em que o autor tem o poder de manipular o seu próprio texto e depois, aos poucos, vai se desenrolando para o início de tudo, causando um sentimento de que no final tudo deu certo.
Mas não. Numa história real de vida, com personagens reais, o livro da vida não começa pelo fim. E, as protagonistas dessa história, não sabiam por onde começar, apenas começaram.
Quando, aquelas Magníficas Mulheres se posicionaram para serem fotografadas, cada flash, cada clic de uma câmera, cada olhar e a cada semblante dos espectadores revelavam na mente inocente daquelas pessoas, toda uma sequência de admirações somente vistas nas milhares de pessoas que, como num palco universal, assistissem atônitas á um grande espetáculo musical, composta pelos maiores acordes da música clássica e dignas dos maiores tenores das mais altas cortes europeias, naquele palacete, o Facíola, representando a * Belle Époque do riquíssimo passado paraense, localizado na Av. Nazaré, onde serviu de palco para que a sociedade belenense admirasse de perto todo um passado de luta, perseverança e glória dessas “Magníficas Mulheres”.
É assim que se sentiam aquelas mulheres maravilhosa, que na noite de 14 de dezembro de 2022, eufóricas, se viam diante de uma plateia magnificada por tantas conquistas e tantos valores onde abriam espaços para novas gerações.
Aquela noite reunia a esperança de milhares de mulheres jovens, adultas, crianças ou senhoras que sempre se espelharam em grandes exemplos femininos, para encontrarem forças e continuarem lutando por seus ideais, representadas pela Conselheira Lourdes Lima, presidente do Tribunal de Contas do Estado. Conselheira Mara Lúcia Barbalho, presidente do Tribunal de Contas do Município. Desembargadora Luzia Nadja Guimarães, presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Pará. Desembargadora Célia Regina Pinheiro, presidente do Tribunal de Justiça do Estado do. Desembargadora Graziela Leite Colares, presidente do TRT – 8 – Tribunal Regional do Trabalho.
O encontro foi para marcar o lançamento do livro Magníficas Mulheres, formado por uma coletânea de artigos enviados pelas próprias protagonistas, onde relatam fatos da vida cotidiana de suas magistraturas, revelando os vais e vens dos tribunais paraenses. Mais que uma homenagem, a obra se traduz como documento histórico que reflete a garantia do primeiro inciso do art. 5º da Constituição Federal: a igualdade de gênero.
A publicação conta com 30 artigos de juízas, advogadas, promotoras, procuradoras e doutrinadoras, todos retratando a temática feminina e o contexto de expansão social do gênero feminino. Um dos artigos é de autoria da conselheira substituta Milene Cunha, do TCE-PA.
Ao Portal JNP e ao Portal do TCE a Conselheira Lourdes Lima, disse que “Estar entre as homenageadas representa o reconhecimento de uma carreira pública construída com vistas ao bem-estar da população paraense por meio do exercício do controle externo eficiente e compromissado com os princípios fundamentais da administração pública”.
A Desembargadora Graziela Leite Colares, Disse ao JNP, que a tarefa de cuidar dos destinos das pessoas é uma tarefa muitas das vezes espinhosa, num momento em que tem que tomar decisões, em nome da lei, que nem sempre agradam á todos, mas que conta com uma equipe técnica e eficiente, que na maioria das vezes, facilita a vida da magistrada.
O livro Magníficas Mulheres, lutando e conquistando direitos é uma homenagem as mulheres do do sistema jurídico paraense, idealizado organizado pelos advogados Giussepp Mendes, Denise Mendes e Jeferson Bacelar com a realização da IBDPP – Instituto Brasileiro de Direito Público e Privado como apoio do Pinheiro & Mendes Advogados em parceria com a RBA – Rede Brasil Amazônia de Comunicação.
André Santos – Rádio/Jornalista com a Conselheira Lourdes Lima, presidente do TCE-PA
Agradecimentos:
Jornalista Vera – TCE PA –
Natália Melo Jornalista Secom – ALEPA
Jornalista Alexandre Nascimento – Diário do Pará.
Aos fotógrafos.
* Belle Époque Paraense – período caracterizado pelo otimismo, a paz regional e a prosperidade econômica, além de inovações culturais, científicas e tecnológicas.