Mais de 140 Cadastros Ambientais Rurais são entregues para moradores de São Miguel do Guamá

Mais de 140 Cadastros Ambientais Rurais são entregues para moradores de São Miguel do Guamá

Por: Endell Emanoel

No Pará, a agricultura familiar está presente na geração de renda e subsistência de diversas famílias, de forma especial as que vivem no interior do Estado. Cultivo de mandioca, feijão e pimenta são alguns dos alimentos plantados para o consumo e para a comercialização. Pessoas que há anos sequer tinham as suas atividades, da agricultura familiar, reconhecidas.

Para reconhecer e poder garantir com que a área de cultivo obedeça o que diz o Código Florestal, por meio do programa Regulariza Pará, o Governo do Estado através da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), realizou a entrega de 140 Cadastros Ambientais Rurais para agricultores de São Miguel do Guamá. Os CARs representam uma área total de mais de 2 mil hectares.

A entrega ocorreu na praça matriz da cidade, onde uma série de investimentos, como a nova orla da cidade e títulos do Instituto de Terra do Pará (Iterpa) foram entregues à população, com pessoas recebendo, inclusive, tanto os Cadastros, quanto os títulos de terra.

O CAR é fruto do Programa “Regulariza Pará”, presente no eixo Ordenamento Territorial, Fundiário e Ambiental do Plano Estadual Amazônia Agora (PEAA), pilar que promove a regularização ambiental com apoio ao protagonismo municipal.

Proprietários e posseiros rurais devem obrigatoriamente inscrever seus imóveis rurais no CAR, a primeira etapa da regularização ambiental. O Cadastro em mãos representa a Segurança jurídica e econômica para a escoação da produção, como afirmou a moradora da vila Bela Vista, pertencente ao Município de São Miguel, Maria Dionísia Gomes da Silva.

“Para mim é algo que a gente tem como comprovante de trabalhador rural. Para mim é algo muito importante a gente ter um reconhecimento de lavrador rural. Antes sofríamos, mas hoje, com o CAR, a gente pode comprovar que a gente mora lá, trabalha, que a gente tira um lucro do nosso próprio suor”, disse emocionada Maria Dionisia.

A partir da inscrição do CAR, o órgão ambiental responsável verifica informações ambientais do imóvel, para constatar se estão de acordo com normas e parâmetros estabelecidos pelo Código Florestal.

O CAR possibilita que o produtor rural administre suas posses ou propriedades rurais de acordo com as leis ambientais, também torna possível acesso à linha de crédito Banpará-Bio, para fomento à produção, assim como garante prioridade na regularização fundiária e adesão ao Programa de Aquisição de Alimentos da agricultura familiar.

O governador do Pará informou que os avanços realizados demonstram o compromisso do Estado pelo município. “Nós continuamos trabalhando pela cidade, pelas pessoas, pelas comunidades mais distantes. Continuando a olhar por São Miguel para que essa cidade possa continuar crescendo e se desenvolvendo. Reafirmando aqui o compromisso do governo do Pará com o povo de São Miguel”, enfatizou Helder Barbalho.

Secretário Adjunto de Gestão e Regularização Ambiental da Semas, Rodolpho Zahluth Bastos, reforça que “O CAR é importante para diversas situações da vida das pessoas, servindo por exemplo, como subsídio para o acesso a políticas públicas tais como aposentadoria rural, crédito de fomento rural ou adesão ao programa de aquisição de alimentos oriundos da produção familiar”.

O Prefeito Municipal, Eduardo Pio X, agradeceu os benefícios proporcionados à população. “É uma honra ter o governo do Estado entregando novas obras, novas melhorias para a população de São Miguel do Guamá, como os títulos de terra, Cadastro Ambiental Rural, são inúmeros benefícios para o nosso município”, finalizou.

Por Aline Saavedra (SEMAS)
0Shares