Peregrinações da imagem de Nossa Senhora de Nazaré são retomadas neste final de semana
Santarém será a primeira cidade do estado a receber o símbolo da maior festa paraense
A Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Nazaré, a mesma que é conduzida por cerca de 2 milhões de pessoas no Círio, visitará o Município de Santarém, no Oeste do Pará, principalmente, em hospitais, neste sábado (11) e domingo (12). Essa visita marca a retomadas peregrinações da imagem às cidades, paróquias, hospitais e outras instituições, as quais estavam suspensas desde o começo da pandemia do novo coronavírus.
No entanto, aos poucos, em visitas pontuais, a Diretoria da Festa de Nazaré retoma as peregrinações. O responsável pela agenda da Imagem Peregrina, Roberto Corrêa, informa que as visitas têm como principal objetivo a evangelização.
“Sabemos o quanto é importante as visitas da Imagem Peregrina, por isso estamos avaliando o retorno gradual, sempre levando em consideração todas as normas de segurança para evitar aglomerações”, declara Roberto.
A última visitação da Imagem foi para a Jornada Vocacional da Arquidiocese de Belém, no Centro de Cultura e Formação, na rodovia BR-316, em 15 de março. Depois ocorreram apenas três momentos de peregrinação: dois sobrevoos pela Região Metropolitana de Belém em 28 de março e 4 de abril, e o trajeto pela orla da cidade e alguns furos da Ilha do Combu a bordo de embarcação da Marinha em 11 de abril.
“Estamos analisando com cautela o retorno das visitas, observando sempre as regras e restrições sanitárias”, afirma Albano Martins, coordenador da DFN.
A programação em Santarém começa às 8 horas deste sábado (11). Será a visita à Igreja Nossa Senhora de Guadalupe. O foco dessa peregrinação é levar a Imagem Peregrina para hospitais, para bênçãos aos enfermos da covid-19 e outras doenças e, também, aos profissionais de saúde.
Estão previstas ainda visitas ao Hospital Regional, Hospital Sagrada Família, Hospital de Campanha e UPA. Às 19 horas, haverá missa na Catedral Metropolitana.
No domingo (12), a programação contará com um sobrevoo pela cidade, a partir das 9 horas, com retorno a Belém por volta das 13 horas.