S M do Guamá – Dia da consciência, revela importância do negro na formação do povo guamaense.

S M do Guamá – Dia da consciência, revela importância do negro na formação do povo guamaense.

Por: André Santos: Radialista/Jornalista

Fonte: Documento enviado pelo Watzap do Miteko (Pai)

 

O dia da consciência negra que é comemorado em todo o Brasil no dia 20 de novembro, data escolhida por coincidir com o dia atribuído á morte de Zumbi dos Palmares, em 1965, que lutou pela libertação do seu povo contra o sistema escravajista.

Em São Miguel do Guamá, o dia foi comemorado com uma programação promovida pela câmara municipal, onde foram realizadas palestras de conscientizações sobre a importância do negro, na formação e desenvolvimento do povo guamaense.

Vários artistas e lideranças comunitárias e quilombolas, participaram da programação, como por exemplo Doti, jovem o líder quilombola da comunidade de Mauariteua, que também, esteve presente na reunião de concessão de título de terras, promovida pelo governo do estado, com a presença do governador Helder Barbalho.

Foto: Raimundo do Miteco, vereador (MDB) e Presidente da Câmara Municipal de São Miguel do Guamá.

No dia da Consciência Negra, o vereador Raimundo do Miteco, que também é presidente da Câmara, falou sobre sua origem negra. ele disse durante as comemorações, que tem orgulho em se apresentar como integrante da raça negra motivo, pelo qual, lhe proporciona muito orgulho, por saber da importância do negro na formação do povo brasileiro, e, em particular do seu município de São Miguel do Guamá.

 

0Shares