Semana Santa – Relembra amor e solidariedade no sofrimento e morte de Jesus.

Semana Santa – Relembra amor e solidariedade no sofrimento e morte de Jesus.

Texto e Fotos: André Santos: Rádio/Jornalista

 

 

 

 

Pio x Jr, juntamente com sua esposa, Mariana PioxJr.  disse que “Fazer justiça social é ajudar à quem mais precisa”.

 

A Comunidade de São Benedito, em Irituia, encenou a paixão e morte de Jesus, ato que aconteceu por milhares de encenações por todo o Brasil, e pelos católicos no mundo inteiro.

 

O amor e a Paixão

 

A semana Santa, é o período mais importante para a Igreja Católica. Nela se resume toda a essência de uma doutrina que atravessa os tempos por milhares de ano, levando amor e arrependimento aos homens de boa vontade.

No mundo inteiro mais de 1, 2 bilhão de pessoas celebram “Em uma só voz” a Paixão e Morte de Jesus Cristo. O Verbo que se fez carne, para salvar a humanidade da dor do pecado original.  E, assim se fez homem, para para cumprir as escrituras que diz; Deus doou seu único filho para morrer pela humanidade, Jesus Cristo.

Desde então a Igreja católica vem trazendo as boas novas contando as sagas de seus apóstolos, através dos tempos, e chamando os fiéis para o arrependimento e a busca incessante pelo paraíso celestial. O Domingo de Ramos abre a programação Eucarística da Semana Santa, com procissões e vigílias durante toda a semana até a consumação dos fatos.

 

Montado em um jumento, Pe Bruno Farias, Pároco de Irituia, encenou a entrada triunfal de Jesus, em Jerusalém.

 

Em Irituia a programação começou com uma missa iniciada na Igreja Matriz e saindo em procissão por várias ruas da cidade até a Igreja de São Benedito, no Bairro de São Benedito. Foram cerca de uma hora de caminhada.

 

 

Na omilía, o Pároco pediu humildade, obediência e resiliência com os ensinamentos cristão, lembrando que o maior homem do mundo morreu sem bens materiais e de braços abertos.

 

A solidariedade

 

Além da programação religiosa a Semana Santa também vem acompanhada de muita solidariedade e amor fraterno. Alimentada pelo espírito da divisa dos alimentos, como o próprio Jesus deu exemplo ao alimentar de forma milagrosa, mais de cinco mil pessoas, com apenas um balaio de pães e peixes.

 

Foto da esquerda para direita: Mariana e Piojr. , respectivamente primeira dama e prefeito de Irituia acompanhados por colaboradores da prefeitura.

 

Este milagre originou uma tradição católica de que o cristão não deve se alimentar de carne vermelha durante o período quaresmal. Sendo assim, a prefeitura municipal de Irituia, através da ação social do município promoveu a distribuição de quase cinco toneladas de peixes para as pessoas carentes do município através do CRAS – Centro de Referência de Assistência Social. Com esta atitude, a prefeitura fez a distribuição dos peixes, para realmente quem precisa, evitando assim que a distribuição do alimento se torne um ato político.

Em suas falas nas redes sociais, o prefeito Pio x Jr, juntamente com sua esposa, Mariana PioxJr.  disse que “Fazer justiça social é ajudar à quem mais precisa. E, que,  o momento é de agradecimento à sua equipe de apoio que, incansavelmente, trabalhou para que este primeiro ano, ficasse na história como um verdadeiro ato de solidariedade cristã.

 

 

0Shares