TRE – Cerimônia diploma novos eleitos e reeleitos para o quadriênio 23/ 26 no pleito de 2022
Reportagem e texto: André Santos – Rádio/Jornalista
Fotos: Secom – TCE-PA
Os novos eleitos e reeleitos nas eleições 2022 foram diplomados na noite do dia 21/12/2022, no Hangar – Centro de Convenções do Pará.
A desembargadora Luzia Nadja Guimarães Nascimento, presidente do TRE-PA, fez a abertura do evento, convocando governador, senador, deputados federais e deputados estaduais, todos os e as eleitos e reeleitos das últimas eleições para receberem os seus respectivos diplomas.
Em seu discurso de abertura, Nadja Guimarães falou sobre o grande desafio que foi comandar as eleições de um estado continental que utilizou todos os meios de transportes por terra, água e ar para atingir mais de um milhão de eleitores, em arquipélagos, ilhas, povoados e aldeias isoladas, até o último rincão do estado do Pará.
Emocionada, Luzia Nadja, agradeceu aos milhares de funcionários e colaboradores, assim como, as instituições públicas e privadas, que não mediram esforços para levarem as urnas até mais distantes secções eleitorais do estado.
Na abertura, Um vídeo institucional foi apresentado aos participantes. Na diplomação, o primeiro á ser chamado foi Helder Barbalho, governador reeleito para mais 4 anos á frente do executivo paraense.
Helder, sempre valorizando a família, agradeceu á sua esposa e filhos por compreenderem a difícil missão que é ser governador de um estado como o Pará, com suas inúmeras dificuldades regionais e sociais.
O governador fez um rápido balanço de seu 4 anos de governo, enfatizando os olhares de seu governo para a classe menos favorecidas, Ele disse que seu governo atuou em todos os setores do estado como economia, segurança pública e dando ênfase á saúde, no grande desafio de enfrentar uma pandemia de proporções mundiais, ativando ou construindo hospitais regionais e unidades hospitalares nas principais regiões do estado. Segundo o governador as ações rápidas e precisas, salvaram mais de meio milhão de vítimas da covid.
Na área social, o governo do estado liberou recursos auxiliando a população mais vulnerável. com a liberação de bônus social, como forma de compensar a queda da renda familiar, durante todo o período de quarentena viral, favorecendo milhões de pessoas e ajudando á aquecer a economia do estado.
Helder também falou sobre a Cop 27, evento que aconteceu neste ano no Egito. Helder liderou a bancada amazônica durante a conferência apresentando propostas e soluções e colocando o Pará como protagonista no Brasil, para encontrar soluções para o grave desequilíbrio climático que se apresenta em todo o planeta.
Elcione Zaluth, uma das mais vitoriosas políticas do Pará, agora com sete mandatos como deputada federal, também falou ao JNP, dizendo que começa o seu novo mandato como defensora dos interesses do Pará, com a energia de quem foi eleita pela primeira vez.
Antônio Leocádio, o Antônio Doido, eleito para a câmara federal, disse ao JNP, que tem estará ao lado do governador Helder Barbalho, defendendo projetos de interesse do governo estadual, sempre levando em pauta propostas que que venham á beneficiar os mais pobres.
Outra marinheira de primeira viagem é a filha do atual prefeito de Castanhal, a agora deputada estadual Paula Titan, que não escondeu sua satisfação em poder falar em nome de seu município, Castanhal e do povo paraense na Assembleia Legislativa do Pará. Paula é filha de Paulo Titan, cinco vezes prefeito de Castanhal e duas vezes deputado federal.
Já o deputado estadual reeleito Antônio Tonheiro, recebeu o seu diploma acompanhado pela sua esposa Socorrinha Tonheiro. Antes de subir ao palco para ser diplomado, ele recebeu os cumprimentos da Conselheira Lourdes Lima, presidente do TCE-PA – Tribunal de Contas do Estado do Pará. E, em entrevista ao JNP, ele enfatizou a principal bandeira de luta, em seus oito anos de mandatos, na área do desenvolvimento regional e na agricultura, principalmente a familiar, e que neste novo mandato vai continuar á receber sua atenção especial, bem como a agricultura regional, ajudando na liberação de crédito para o custeio da produção da agricultura familiar. Finaliza.
Apoio: Anderson Muniz e Felipe Tonheiro