UFPA faz pesquisa sobre condições de acesso à internet de alunos para decidir retomada
Questionário está aberto até o dia 13 de agosto pelo sistema de gestão acadêmica da universidade
A Universidade Federal do Pará (UFPA) iniciou uma pesquisa entre estudantes e professores da instituição a fim de entender quais os efeitos da pandemia em cada um e suas condições de acesso a internet. O questionário é uma forma que a universidade encontrou para obter dado, e discutir em cima deles, sobre as formas mais viáveis de um retorno às aulas.
“Os dados que estão sendo agora coletados são fundamentais para que o Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe) debata e decida sobre as formas e a viabilidade da retomadas das aulas”, explica a instituição.
A consulta está disponível pelo Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (Sigaa) e visa, segundo a pró-reitoria de ensino, “mapear de maneira detalhada as condições de acesso da comunidade acadêmica à internet, resultando em mapeamento importante para o planejamento de ações e estratégias para eventual retomada das atividades acadêmicas durante o período emergencial”.
Atenção aos impactos do isolamento
Ademais, a pesquisa objetiva “acessar os impactos resultantes do distanciamento social experimentado pelos discentes e conhecer, considerando o perfil sociodemográfico de cada categoria, as condições e qualidade de acesso à internet ao longo do período de distanciamento social durante a pandemia da Covid-19, além do conhecimento sobre plataformas de ensino por meios virtuais”.
Desenvolvido pela Diretoria de Apoio a Docentes e Discentes (DADD/Proeg) em parceria com a Comissão Acadêmica constituída pelo CONSEPE para elaborar diretrizes para o retorno das atividades acadêmicas na Instituição, o questionário segue aberto aos estudantes e docentes, inicialmente, até o dia 13 de agosto. Para participar é necessário que o usuário (docente e/ou discente) acesse normalmente o SIGAA com seu login, até mesmo pelo celular, e acesse a área destinada à pesquisa.