Belém começa vacinação contra sarampo, de casa em casa, em três bairros
Sesma inicia hoje a intensificação da campanha de imunização. Meta atingida é de apenas 17% até agora
A partir desta segunda-feira (24), a Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) intensifica a vacinação contra o sarampo no bairro do Guamá, Jurunas e Terra Firme. A ação quer intensificar o esforço para alcançar a meta de imunização. Até agora apenas 17% do público-alvo foi vacinado, diz balanço da saúde municipal divulgado hoje.
A ação percorrerá, de forma itinerante, diversas ruas até o dia 8 de setembro vacinando a população de 6 meses a 59 anos, sendo que para pessoas de 20 a 49 anos a vacinação será feita independentemente de imunizações anteriores, em atendimento aos critérios da campanha nacional de vacinação em vigor no país. A meta para este bairro é imunizar 28 mil pessoas.
Bairros na agenda
A vacinação itinerante, de casa em casa, é uma ação da Sesma para alcançar a população alvo e quebrar a cadeia de transmissão do sarampo em Belém. Até esta segunda (24), apenas 17% da meta da campanha de vacinação contra o sarampo foi atingida. Isto é, das quase 700 mil pessoas na faixa etária de 20 a 49 anos que devem ser imunizadas contra o sarampo, apenas 119 mil foram alcançadas.
Depois do Guamá, a vacinação itinerante será feita de 9 a 17 de setembro no bairro do Jurunas e de 18 a 22 de setembro no bairro da Terra Firme. As metas são de imunizar 21 mil e 20 mil, respectivamente.
As vacinas são seguras e imunizam também contra rubéola e caxumba, sendo contraindicadas apenas para grávidas, imunodeprimidos ou pessoas com alergia a algum componente da fórmula (com informações da Agência Belém).