Irituia – Pesquisadores da UFPA, vem á Irituia para formular ações sobre agricultura familiar na amazônia

Irituia –  Pesquisadores da UFPA,  vem á Irituia para formular ações sobre agricultura familiar na amazônia

Por: André Santos; Radiojornalista

Texto: André Santos

Fotos: William Assis (UFPA)/Face Cristiano Vale/ SECOM Prefeitura de Irituia.

Prefeito, Marcos Tonheiro, de Irituia, explicando aos professores, como funciona a agricultura do município e seus investimentos.

Os municípios de Irituia e Capitão Poço foram palcos neste dia 23,  da presença de pesquisadores europeus e sul-americanos, representando um projeto que busca fazer uma radiografia de produção e territorial da agricultura familiar na amazônia, organizado pelo INEAF –  Instituto Amazônico de Agriculturas Familiares, em parceria com a Universidade Federal do Pará (UFPA), com o objetivo de conhecer, explorar e levantar informações da Agricultura Familiar na Amazônia. Irituia tornou-se o primeiro município brasileiro a receber a visita do projeto, representado por professores e pesquisadores da UFPA, da Argentina e da França.

A excursão, foi coordenada pelo professor William Assis e composta pelas professoras Munique e Vanessa, todos da UFPA, e pelo professor convidado Zezinho, agricultor de Irituia, que também tiveram o apoio da família do Carlão, agricultor da região do Itabocal e também do Carlinho da Vila Nova, experiente conhecedor da região fazendo o papel de mestre de cerimônias.

 

Jr, presidente Zampa/Citropar, Odacir, agrônomo e Carlinho da Vila Nova, agricultor.

Os professores foram até a Zampa, unidade beneficiadora de Citros, como a Laranja por exemplo, que produz sucos concentrados de  onde tiveram a oportunidade de conhecer todo o processo de plantio e de melhoria de mudas, em seus canteiros experimentais. Na oportunidade e já acompanhados pelo Jr, Presidente da Zampa; Odacir, agrónomo e Carlinho da Vila Nova, todos ouviram as palestras de experiências de como a agricultura familiar tem colaborado para a produção de alimentos na região,proferidas pela família Carlão. e pelo professor Zezinho.

Acima, pesquisadores em busca de conhcimentos na produção de citros na região.

Embaixo, Carlinho, Professor Zezinho e Carlão, agricultor, palestrando para pesquisadores.

Os professores também visitaram a Citropar, que tem a função de lavar e selecionar os frutos para consumo, e a Citrus Lima, empresa fundada pelo visionário agricultor Antônio Tonheiro, que também é deputado estadual, fundador em 1986, de toda cadeia produtiva da laranja na região e, a maior região produtora do estado do Pará.

 

Foto. Cristiano Vale (PP) Deputado Federal e presidente estadual do PP, no centro, juntamente com João Tonheiro (PP) Prefeito de Capitão Poço e Antônio Tonheiro, Deputado Estadual (PP)  , em visita à linha de beneficiamento da Lima Citrus.

Antônio Tonheiro disse á nossa reportagem que no início era pequena a produção de laranja na região. Porém ao perceber a boa demanda da fruta, onde comprava de agricultores locais e vendia em pequenos pacotes na feira livre de Castanhal, resolveu junto com seu pai, comprar um lote de terras para iniciar seu próprio plantio de laranjas, tornando-se, assim, o DNA de toda a cadeia produtiva de Capitão Poço e região.

Lima Citrus – Setor de classificação de frutos para exportação. Veja o Vídeo.

 

 

0Shares