MPPA pede à prefeitura de Portel (PA) garantia urgente de insumos médicos e ventiladores para pacientes de Covid-19
Fonte: G1 PA
Edição: Rafael Cruz
Cidade registrou sete mortes em 12 horas.
O Ministério Público do Pará (MPPA) solicitou que a prefeitura de Portel, na ilha do Marajó, adquira com urgência insumos médicos e ventiladores para atender todos os pacientes de Covid-19.
Segundo o MPPA, Portel registrou sete mortes em 12 horas, sendo quatro por complicações do novo coronavírus e três ainda em investigação.
- Com a maioria dos habitantes abaixo da linha da pobreza, Portel enfrentou colapso de saúde no auge da pandemia
O Ministério pediu ainda que a cidade adote medidas de restrição de circulação. O município registra, até esta sexta (5), 2.127 casos de Covid-19 e 54 mortes, de acordo com a Secretaria de Saúde Pública do Pará (Sespa).
O procedimento administrativo foi feito após um levantamento do MP no hospital municipal apontar a falta de equipamentos e materiais básicos e indispensáveis para estabilização de pacientes de Covid-19 em estado grave.
Segundo o órgão, uma dificuldade do município é transferir pacientes para Belém, já que o hospital de campanha da cidade de Breves está desativado está desativado desde 31 de julho de 2020. A unidade atendia os municípios da região, incluindo Portel.
O G1 solicitou posicionamento da prefeitura de Portel, mas ainda não havia obtido resposta até a última atualização da reportagem.
Já a Sespa informou que deve mandar equipamentos para ajudar no tratamento dos pacientes.