Árvore cai e quebra grades do Colégio Gentil nesta quinta-feira
Por: Carlos Alexandre
Fonte: O Liberal
É pelo menos a sexta árvore da flora urbana de Belém que cai na capital neste ano, como aponta a Semma
Mais uma árvore caiu em Belém. No início da manhã desta quinta-feira (23), um vegetal de médio porte tombou sobre as grades do Colégio Gentil Bittencourt, na avenida Nazaré. Não há indícios de feridos, danos a veículos e/ou prejuízos ao trânsito no trecho. A previsão da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) é que maior parte da árvore caída seja removida ainda hoje.
O chefe de divisão de poda da Semma, Francisco Júnior, conta que recebeu o chamado sobre a queda da árvore ainda pela madrugada, por meio do Centro Integrado de Operações (Ciop): “E a gente providenciou, pela manhã, uma equipe da Semma para começar o trabalho de retirada do vegetal. Já estamos atuando com o retalhamento do tronco e já está vindo um caminhão para a retirada de maior parte do vegetal, que está prevista para acontecer ainda hoje”, informa.
Em áreas públicas, o chefe de divisão de poda afirma que o trabalho de vistoria das árvores é constante: “Uma equipe técnica percorre principalmente os corredores de grande arborização do município com um aparelho que cotribui na análise do vegetal, principalmente a parte interna, que complementa a análise visual do técnico em campo. Todos os chamados que são feitos pelos canais oficiais da Sema, a gente verifica. Aqui a gente já tem feito um trabalho ao longo dos anos por ser um dos corredores do Círio de Nazaré”.
Já quanto a terrenos particulares arborizados, como é o caso do próprio Colégio Gentil Bittencourt e outros pontos do bairro de Nazarém, Francisco Júnior explica que a Semma não tem a responsabilidade de fazer a manutenção de vegetais nessas localidades, mas que opera em parceria com qualquer proprietário de área arborizada orientando sobre os cuidados, em especial áreas de grande arborização:
“O nosso departamento atua em áreas verdes públicas. Quando se trata de propriedade privada, atuamos em forma de cooperação técnica: a gente dá a informação técnica do que pode ser feito. Mas a responsabilidade de poda interna é do proprietário ou da instituição”.
Outras quedas de árvore em Belém
Um levantamento da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Belém (Semma) aponta que esta é a sexta árvore da flora urbana de Belém a cair em 2023. A última foi na segunda-feira (20), na travessa Perebebuí.
Em 2021, registra a Semma, foram 24 árvores que sofreram queda em Belém e nos distritos de Icoaraci e Outeiro. Em 2022, esse número caiu para 11 vegetais.